Skip to content


Reunião de Novembro/2003: Padrões e Programação Orientada a Objetos

Dia : 17 de novembro de 2003
Local : Auditório do SENAC,
Rua Santa Luzia, 735 – 7º andar – Centro
(Referência : Metrô da Cinelândia, Saída Santa Luzia)
Horário : 19:00 horas

Palestrante : Geraldo Xexéo

Palestra : Padrões e Programação Orientada a Objetos

Motivação :
Muitos problemas que encontramos no nosso dia a dia já foram resolvidos em diferentes contextos. Padrões (Patterns) são soluções estruturais comprovadas que resolvem um problema em um contexto. São simultaneamente a realização da solução e a regra que nos diz como realizar a solução, refletindo valores técnicos, estéticos e culturais. Quando compartilhados em uma comunidade, padrões formam catálogos e linguagens, que servem como um vocabulário comum de soluções que facilitam o entedimento e a discussão entre os participantes. Por outro lado, o uso de anti-padrões, ou seja, o conhecimento de soluções reconhecidamente erradas, nos permite não só evitá-las, mas também buscar os meios de corrigi-las.

Quando implementamos sistemas orientados a objetos, principalmente aqueles de grande porte, nos deparamos repetidamente com os mesmos problemas. Conhecer os padrões adequados de solução e tão ou mais importante para o desenvolvedor do que conhecer os algoritmos necessários para implementar uma ação específica.

Nessa palestra apresentaremos a conceituação de padrões, anti-padrões, linguagens e catálogos, além de alguns exemplos para programação orientada a objetos em geral e outros específicos para a plataforma J2EE.

Currículo do Palestrante :
Geraldo Xexéo é Professor Adjunto do Departamento de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1995, onde também atua no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação. É Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (1994) e Engenheiro Eletrônico pelo IME (1988). É autor e co-autor de mais de 50 artigos em congressos e revistas, concentrados nas áreas de Bancos de Dados e Engenharia de Software. Orientou ou co-orientou 13 teses de mestrado e 2 de doutorado. Participou de diversos projetos de consultoria e desenvolvimento para organizações públicas e privadas, incluindo Embratel, BNDES, Secretaria de Fazenda de Niterói. Sócio da SBC, da ACM e da IEEE.

Posted in Encontros.

Tagged with .