Skip to content


Encontro de Julho/2011: Business Process Management System – Open Solution

Dia: 06/julho/2011  (quarta-feira)
Horário: 18:30 horas
Duração: 2 horas
Local: Auditório da FUNCEFET, R. Buenos Aires 90 / 2. andar, Centro
Dica de Acesso: No trecho que fica entre a Av. Rio Branco e a R. Uruguaiana, próximo ao mercado das flores. Ao chegar no prédio, dê preferência para subir pelas escadas.

Entrada Gratuita!
As Inscrições Prévias devem ser realizadas em http://riojugmeeting201107.eventbrite.com

A Palestra:

    O Gerenciamento de Processos de negócios (BPM – Business Process Management) é um tema atual, mas as soluções proprietárias têm a reputação de serem custosas e complexas para serem colocadas em prática. A Bonita Open Solution (BOS) é uma alternativa de código aberto simples de ser colocada em prática.

    Esta apresentação terá como objetivo mostrar como utilizá-la para desenvolver rapidamente uma aplicação em torno de um Processo de Negócio.

    Os conceitos de base do BPM serão abordados através da modelização de um processo com a notação BPMN 2.0 (Business Process Modeling Notation). Este processo servirá de base para mostrar o desenvolvimento de conectores (permitindo a comunicação com aplicações existentes do sistema de informação) e o desenvolvimento de formulários permitindo a geração de uma aplicação web. A demonstração abordará igualmente o uso da API Java para manipular processos.

    Bonita Open Solution:
    BOS é uma solução BPM (Business Process Management System) com licença de código aberto (GPL) que trata os problemas deste domínio de maneira concreta e prática. Ela visa principalmente os responsáveis de projetos de desenvolvimento e implatação de aplicações orientadas a processo. Do ponto de vista técnico, BOS é desenvolvido em Java apoiando-se em métodos de desenvolvimento ágeis (SCRUM) e em tecnologias como GWT, Hibernate, Eclipse RCP, Birt, Jasper e Groovy.

O Palestrante:

    Elias Ricken de Medeiros
    Bacharel em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Engenheiro Informático e Master pela ENSIMAG – Instituto Politécnico de Grenoble (Grenoble INP) – Grenoble, França. Atualmente é integrante da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da BonitaSoft – Grenoble, França. Desenvolvedor Java no motor de execução do Bonita Open Solution.

Posted in Encontros.

Tagged with , , .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.