Skip to content


Encontro de Dezembro/2014 – IoT: a Internet dos Trecos, ou sua torradeira finalmente vai ter um perfil no Facebook?

Dia: 08/dezembro/2014 (segunda-feira)
Horário: 18:15 horas
Duração: 2 horas
Local: Auditório do IPTEC na R. Buenos Aires, 90 (2°. andar), Centro, Rio de Janeiro
Dica de Acesso: No trecho que fica entre a Av. Rio Branco e a R. Uruguaiana, próximo ao mercado das flores. Ao chegar no prédio, dê preferência para subir pelas escadas, e em seguida procurar o auditório no lado esquerdo do corredor.

Entrada Gratuita!
As Inscrições Prévias devem ser realizadas em http://riojugmeeting201411.eventbrite.com

A Palestra:

    Nessa palestra falaremos sobre uma revolução em progresso: a Internet das Coisas. Em meados dos anos 1990, a popularização da Internet como plataforma de comunicação de alcance global e o advento da Web como principal aplicação dessa plataforma permitiu às pessoas produzir, consumir e trocar informações entre si em tempo real, através de sites e aplicativos.
    Blogar, twittar e bloquear são alguns dos termos criados ou adaptados para articular todo um universo de ações virtuais que se tornou possível através dessas ferramentas. Muito embora a Web tenha modificado de forma permanente nosso modo de vida, ela se limita à troca de informações entre pessoas e pessoas não são as únicas fontes de dados interessantes que existem.
    Olhe à sua volta. Quantos objetos manufaturados você vê? Quantos outros você não pode ver, mas sabe que estão lá? A Internet das Coisas realiza a inclusão digital dos objetos que nos cercam e nos ajudam em nosso dia a dia. Semáforos, automóveis, eletrodomésticos, celulares, roupas e outros bens de consumo produzirão fluxos de dados que serão utilizados diretamente por seres humanos, por outros objetos e por aplicativos, expandindo a Internet para além do âmbito humano e tornando-a onipresente (embora cada vez mais invisível) em nossas vidas.
    Os tópicos da palestra são:

  • A Visão de IoT: Conceitos e Mercado;
  • Tecnologias de IoT: Identificação, Comunicação e Plataformas;
  • Aplicações Práticas de IoT: Citizen Sensing, Healthcare;
  • Demo: IoT em IBM Bluemix.

 

O Palestrante:

Luiz Esmiralha

    Começou a trabalhar com software em 1998, porém seu amor pela programação surgiu em 1983 quando seu pai trouxe para casa um computador com 16kB de RAM e o ensinou a programar em BASIC e Assembly. Está na IBM desde 2007 como Arquiteto de Software, mas programa escondido do chefe.

Posted in Encontros.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.