Skip to content


Sobre

O RioJUG foi fundado oficialmente em abril de 2002, por Leonardo Chaves, Magno Cavalcante, Hamilton Lima e César Patrício.

A partir de então temos realizado reuniões com o objetivo maior de promover a integração da comunidade Java
do Rio de Janeiro.

Aproveitamos a pré-existência de um fórum no Yahoo Groups, criado anteriormente por um dos fundadores, para sediar a nossa lista de discussões, promovendo o intercâmbio de conhecimento sobre tecnologia Java e correlatas
dentro da comunidade.

No início de 2003 montamos alguns grupos de trabalho para dividir melhor as tarefas entre os coordenadores. Um dos grupos, liderado pelo fundador Hamilton Lima, trabalhou na confecção deste site. E desde então temos crescido
em quantidade e qualidade.

Aos poucos o RioJUG tem se tornado uma referência em Java para associações, empresas que buscam divulgar oportunidades de trabalho e também para outros grupos de usuários em informática.

O RioJUG tem realizado alguns grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro:

  • Java in Rio 2003 (Agosto): 11 keynotes e 10 workshops; mais de 500 participantes; mais de 400 latas de leite em pó como doações para uma instituição filantrópica (INPAR).
  • Rio Java Summit 2005 (Março): 4 keynotes e mais um keynote especial com Gavin King (Hibernate.org); mais de 400 participantes; mais de 300 latas de leite em pó como doações para uma instituição filantrópica (Pró-criança Cardíaca).
  • Rio Java Developers Day 2005 (Novembro): 5 keynotes especiais feitos pelos Evangelistas Java da Sun Microsystems e mais 3 keynotes feitos por coordenadores do RioJUG e do Sou Java; mais de 200 participantes; mais de 150 latas de leite em pó como doações para uma instituição filantrópica (Pró-criança Cardíaca).
  • Rio Java Summit 2006 (Março): 6 keynotes especiais, incluindo
    Gavin King (Hibernate.org), Scott Ambler (Agile Modeling) e Alarik Myrin (Sakonnet); mais de 400 participantes; mais de 450 more than 450 latas de leite em pó como doações para uma instituição filantrópica
    (Pró-criança Cardíaca).

O RioJUG conta atualmente com mais de 1300 membros ativos em seu fórum de discussões.